top of page

Descomplica #008 – Água e Cerveja

Muitos dos estilos clássicos devem grande parte de sua fama a um elemento básico da cerveja: a água! Claro que eles também carregam muitas das características de onde nasceram e são receitas super ligadas à cultura e a história dos lugares onde surgiram, mas as propriedades da água destes locais ajudaram e muito para que eles se tornassem tão celebrados.

Por isso, até hoje quando vamos começar a criar uma Munich Helles, por exemplo, buscamos fazer os ajustes precisos para obter um perfil mais parecido com o existente na cidade de Munique em meados de 1890. Ou ainda quando vamos pensar em uma Pilsen, temos que pesquisar a história e as características por trás da água da região tcheca de Pilsner. E são muitos os casos onde a água contribuiu para o sucesso dos estilos.

Atualmente, com o avanço das tecnologias e estudos, conseguimos recriar, controlar e alterar tudo que precisamos deste elemento, mas imagine que no passado nem mesmo bons tratamentos da água eram oferecidos. Então, bora valorizar esse ingrediente tão precioso?

Comments


bottom of page