top of page

Descomplica #009 – Malte e Cerveja

Você já deve saber que o malte é a estrela principal de uma boa cerveja né? Pois então, sem ele, nada de cerveja. Por mais que existam estilos onde as características vindas de outros insumos sejam mais aparentes, o malte é o elemento que faz com que aquele líquido possa ser chamado de cerveja.

Mas afinal o que é malte? Malte é qualquer grão (cereal) que tenha passado pelo processo de malteação. Em uma outra postagem vamos explicar direitinho esse procedimento, mas como a ideia é descomplicar, vamos por partes. Os maltes mais conhecidos são produzidos com cevada, trigo, aveia e até centeio, mas existem muitos outros grãos que já foram testados nas mais diversas cervejas. Também são muitos os tipos de malte resultantes do processo de malteação, isso está ligado à sua torra e ao tempo e temperatura da mesma.

Resumidamente o malte é responsável por MUITAS características da cerveja. A cor, parte do sabor e do aroma, o dulçor, a retenção de espuma, a filtragem e o corpo são alguns dos pontos em que este insumo, vital à fabricação de boas cervejas, brilha como protagonista. Viu só como ele é importante. Então quando você for dar seus goles por aí, valorize essa maravilha que possibilita tantas experiências incríveis! Viva o malte!

Comments


bottom of page