top of page

Dicas do Polvo #002 – Lovibond, SRM e EBC – É tudo cor!

O mundo da cerveja artesanal tem um dicionário à parte né? Um bocado de idiomas e um montão de abreviações se juntam para criar o vocabulário cervejeiro. Hoje, o Polvo veio te trazer a explicação de 3 deles que servem para a mesma coisa: o SRM, o EBC e o Lovibond.

Esses 3 termos/siglas são usados para classificar a cor das cervejas. A escala EBC é mais usada na Europa e traz isso inclusive em seu significado European Brewing Convention. A SRM (Standard Reference Method) é mais encontrada em cervejas americanas. Já a Lovibond é um pouco menos comum e é idêntica a SRM que a usou como base em sua criação.

Na prática é simples. Quanto maior é o número identificado em qualquer uma das escalas, mais escura será a cor da cerveja. Ou seja, enquanto nossa Sommer Kölsch indica aproximadamente um SRM/Lovibond 3,9 e EBC 7,7, nossa Extra Stout apresentará um SRM/LOVIBOND aproximado de 41,7 e um EBC de 82,2.

A gente preparou uma tabelinha para você salvar e consultar sempre que precisar. Afinal o Polvo é Loco mas não é bobo né!

Comments


bottom of page