top of page

Dicas do Polvo #003 – ABV e IBU – As abreviaturas cervejeiras e os nossos rótulos

Aloha, meu povo! O Polvo tá passando por aqui para compartilhar mais informações cervejeiras. Dessa vez a dica é para facilitar a vida de vocês na hora de ler nossos rótulos, afinal o mundo cervejeiro é cheio de abreviaturas e termos que quem não está sempre mergulhado nele como nós pode não conhecer. Bora lá aprender algumas coisinhas que vão te ajudar a traduzir e facilitar as coisas?

ABV – Também conhecido como Graduação alcoólica, indica o porcentual de álcool que a bebida possui. Quanto maior mais alcoólica, por exemplo, a nossa Session IPA, a PIPA, tem 4,5% de ABV, ou seja, ela é bem menos alcoólica que a Rhoncus Loco Double IPA que tem 9,5%.

IBU – Aqui o assunto é amargor. Essa escala também é crescente, quanto maior mais amarga a cerveja (em tese) deve se apresentar. Comparando na prática duas cervejas da Polvo temos a Sommer Kölsch com 21 (um amargor de leve para médio) e a Rhoncus com 110 (AMARGOR PARA DEIXAR O POLVO DOIDO).

EBC ou SRM – Já rolou uma coluna por aqui, mas a gente repete. Esses termos se referem a cor da cerveja. Novamente de forma crescente quanto maior estes números forem, mais escuras e profundas serão as cervejas.

Outras dicas:

– Sempre consulte a validade pois além de ela te informar se a cerveja não está vencida ela também pode te ajudar a descobrir o poder de guarda/envelhecimento de alguns estilos apropriados. Algumas receitas como Barley Wines e Imperial Stouts evoluem bem ao longo dos anos e a validade poderá te ajudar a descobrir se aquela cerveja é uma delas.

– Outra dica é sempre ficar ligado nos alergênicos. Eles obrigatoriamente devem estar no rótulo e te ajudam a garantir que você não irá ingerir nenhuma substância indesejada.

– Por fim, sempre leia o rótulo com calma e atente-se aos textos descritivos pois eles te ajudam muito a entender o que você irá encontrar naquela cerveja na questão de sabores e aromas.

E aí? Curtiu? Então salva, compartilha ou deixa seu comentário!

Comments


bottom of page