top of page

Dicas do Polvo #001 – A história por trás da Kölsch

Hallo, cervejeiros e cervejeiras! Você sabia que o estilo Kölsch é um nome que tem seu uso exclusivamente ligado a uma cidade? Trata-se de Colônia, na Alemanha. Situada às margens do Rio Reno no noroeste do país, ela tem uma contribuição importantíssima na história da cerveja alemã.

Curiosamente em 1603, indo na contramão das demais regiões do país onde as cervejas de baixa fermentação (Lagers) eram prioridades, os cervejeiros de Colônia aprovaram uma lei declarando que apenas cervejas de alta fermentação (Ales) poderiam ser produzidas por lá.

O resultado desta decisão foi a manutenção de alguns estilos antigos de cervejas alemãs que foram inspiração para surgimento de um novo estilo: a Kölsch, que ganhou vida a menos de cem anos atrás, mas caiu nas graças dos apreciadores da boa cerveja.

Então, em 1986, 24 cervejarias da cidade se juntaram para garantir que o estilo permanecesse estritamente ligado a cidade de Colônia. Assim, eles formaram uma associação chamada Kölsch Konvention que garante que a verdadeira Kölsch seja produzida na cidade.

Nós fomos buscar essas inspirações e histórias para agarrar com nossos tentáculos a inspiração necessária para criar a Sommer Kölsch, uma releitura leve e refrescante como manda o figurino mas com uma pitada a mais de sabor como o Polvo gosta!

Comentários


bottom of page