top of page

Dicas do Polvo #006 – Cada estilo, uma temperatura ideal

🐙 Olhaí o Polvo traveiz! Você sabia que a maioria dos estilos de cervejas não precisam ser servidos estupidamente gelados? Ao contrário do que a maioria dos brasileiros tem como costume, muitos estilos nem precisam de geladeira em algumas estações do ano.

Descomplicando um pouquinho para depois complicar, as cervejas mais leves e refrescantes podem ser consumidas mais geladinhas, enquanto as mais encorpadas, alcoólicas e complexas devem ser mantidas a temperaturas mais ambiente. Ficou curioso? A gente te dá alguns exemplos:

– As Pilsen e Pale Lagers em geral são as mais indicadas para aquele gole estupidamente gelado, mas o aconselhado para não perder a percepção gustativa é entre 0 e 4ºC;

– As Wits, Weizens e Lambics podem ser servidas um pouquinho acima da primeira faixa, entre 4 e 6ºC;

– Já as IPAS, Tripels, Dubbels, Weizenbocks & Porters podem ser servidas com uns grauzinhos a mais ainda! Ou seja, quando você for servir aquela 3 Mundos ou Van Gruppe, pode fazer este teste e degustar entre 6 a 10ºC;

– Por fim, cervejas mais encorpadas e com graduação alcoólicas mais potentes como as Belgian Dark Strong Ale, Imperial Stouts e Barley Wines, podem ser servidas muitas vezes a temperatura ambiente se esta girar entre 10 e 13ºC em alguma época do ano.

E aí? O que achou? O importante é você testar e se não gostar ache a temperatura que mais te agrada e fim. O Polvo dá a dica mas quem manda é você!

Comments


bottom of page